Está em fase final de preparação o livro "Farmacopéia Popular do Cerrado". Fartamente ilustrada, a obra é registro inédito da sabedoria das comunidades do Cerrado sobre as propriedades medicinais das plantas da região.
As mais de trezentas páginas de Farmacopéia registrarão o que há muitas gerações vem sendo transmitido apenas oralmente pelas benzedeiras e raizeiros para seus filhos. Assim, um verdadeiro tesouro será compartilhado com todo o mundo. Aprenderemos, por exemplo, como fazer xaropes, pomadas, cremes, sabonetes, balas, pílulas, chás, óleos, tinturas e garrafadas de plantas como barbatimão, o algodãozinho e a batata de purga. São plantas e receitas desconhecidas dos grandes centros, mas profundamente enraizadas em culturas de populações rurais de Goiás, Minas Gerais, Tocantins e Maranhão.
"Farmacopéia Popular do Cerrado" é uma produção da Articulação Pacari, financiada pelo Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-Ecos) e acompanhada pelos ministérios do Meio Ambiente e da Saúde.
Para saber mais...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Conheci um pouco sobre a "Articulação Pacari" em 2004, em Palmas-TO. Considero este um trabalho excelente, resgatando conhecimentos e valorizando um saber.
Como posso conseguir um exemplar deste livro?
Postar um comentário