quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Com reuniões esvaziadas, CONACER agoniza

Mais uma vez não houve quorum na reunião da Comissão Nacional do Programa Cerrado Sustentável (CONACER). O número de participantes do encontro realizado no dia 28 de setembro repetiu a insuficiência ocorrida na reunião do dia 11 do mesmo mês. Trata-se de um sinal preocupante de esvaziamento desse importante fórum de discussão e decisão sobre a política ambiental específica para o Cerrado.

Diante do quadro, o representante da Confederação Nacional de Agricultura (CNA) propôs a alteração do regimento interno da CONACER, para flexibilizar o quorum mínimo necessário para garantir deliberações – o que torna o quadro ainda mais dramático. A participação da sociedade civil em discussões de grande importância para o Cerrado e seus povos está, assim, bastante ameaçada.

Na pauta da última reunião, constavam temas importantes como o "Zoneamento Agro-Ecológico e Biocombustíveis", que deverá ser desenvolvido pela Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Este tema suscita preocupações, como as expostas por Cláudio Bedran (Planeta Verde, São Paulo), um dos representantes da Rede Cerrado na CONACER. "Preocupo-me com como será feito o zoneamento”, explica. “Será geograficamente, ou dentro de uma determinada área? Serão estabelecidos os percentuais de cultura, por exemplo: 30% de cana, 30% de soja e o restante para conservação?”. Segundo Bedran, com o boom do etanol, corremos o risco de não termos espaço para alimentação, extrativismo e conservação do Cerrado.

A Rede Cerrado, preocupada com a situação da Comissão, pretende convocar uma reunião entre os seus representantes para discutir as razões desse esvaziamento e rever estratégias de participação e influência sobre a CONACER.

Nenhum comentário: