O Núcleo Cerrado e Pantanal, da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, realizará, nos dias 30 e 31 de outubro, Oficina Técnica sobre Reservas Extrativistas e Reservas de Desenvolvimento Sustentável no Bioma Cerrado. O objetivo é desenvolver, de forma participativa, uma proposta de adequação das categorias de unidades de conservação de uso sustentável, em especial as Reservas Extrativistas (RESEX) e as Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS), às particularidades ambientais e às características socioeconômicas e culturais das comunidades tradicionais do bioma Cerrado.
O debate é de extrema importância para a Rede Cerrado, que pretende garantir a presença do maior número possível de representantes.
Conheça abaixo a programação completa do evento:
Oficina Técnica sobre Reservas Extrativistas e Reservas de Desenvolvimento Sustentável no Bioma Cerrado
1° Dia (30/10/07)
8:00 horas:
Recepção, credenciamento e alojamento dos participantes de Brasília.
10:30 horas:
Debate de experiências extrativistas e de desenvolvimento sustentável no Cerrado e outros biomas sob diferentes perspectivas:
Mesa redonda 1: Reservas extrativistas em outros biomas: avanços e dificuldades
Expositores: representantes de reservas extrativistas de outros biomas (Amazônia, Mata Atlântica e Costeiro).
Debatedores: representantes de ONG´s de atuação nacional e pesquisadores ligados a universidades ou centros de pesquisa.
13:30 horas:
Mesa redonda 2: Experiências extrativistas e de desenvolvimento sustentável e as estratégias de conservação no bioma Cerrado.
Expositores: lideranças de comunidades ou entidades extrativistas, representantes de ONG´s que atuam junto a comunidades extrativistas e técnicos do Instituto Chico Mendes e do Ministério do Meio Ambiente.
Debatedores: representantes de ONG´s e pesquisadores ligados a universidades ou centros de pesquisa.
15:00 horas
Apresentação de síntese do texto base
15:30 horas
Divisão dos participantes em grupos para debate do texto base, a partir dos seguintes temas:
a) As perspectivas de criação de reservas extrativistas e as reservas de desenvolvimento sustentável, considerando as características ambientais desse bioma, a realidade das comunidades tradicionais e a legislação vigente.
b) A territorialidade e a questão fundiária na criação de reservas extrativistas e reservas de desenvolvimento sustentável no Cerrado.
c) A sustentabilidade da produção extrativista e agropecuária, seu beneficiamento e comercialização nas reservas extrativistas e reservas de desenvolvimento sustentável nesse bioma.
d) A organização social e as estratégias de uso, manejo e gestão pelas comunidades tradicionais a serem consideradas para a criação de unidades de conservação de uso sustentável no Cerrado.
e) Articulação da criação de reservas extrativistas e reservas de desenvolvimento sustentável com outras estratégias de conservação no Cerrado.
17:00 horas
Apresentação dos resultados dos trabalhos de grupo
2° Dia (31/10/07)
Manhã:
Apresentação de sistematização dos resultados dos trabalhos de grupo, debate e definição sobre pontos de importância para o Relatório Final sobre criação de unidades de conservação de uso sustentável no Cerrado.
Discussão da perspectiva de continuidade do debate em torno da criação de reservas extrativistas e reservas de desenvolvimento sustentável nesse bioma.
Avaliação da Oficina Técnica.
Tarde:
Retorno dos participantes.
Maiores informaçõs: Núcleo Cerrado e Pantanal/SBF/MMA
(61) 3317-1794 ou 3317-1958
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário