quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Formação de GT de pesquisadores indígenas do Cerrado é tema de seminário

Ocorre em Brasília, entre os dias 16 e 20 de outubro, o seminário "Definição de diretrizes e estratégias para composição de um GT para pesquisadores indígenas do Cerrado". O evento compõe as atividades desenvolvidas pelo Centro de Trabalho Indigenista (CTI) em parceria com o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), no âmbito da linha INDIA (Diálogos Indígenas) do Projeto Florelos – Elos Eco-Sociais entre as Florestas Brasileiras. Dentre os objetivos do projeto destaca-se a inserção da pesquisa e do registro de conhecimentos indígenas como ferramenta para discussão da temática do controle e gestão territorial.

A linha INDIA do projeto Florelos pretende abordar questões e produzir conhecimentos referentes aos territórios indígenas no Cerrado, tais como os modos de vida sustentáveis e o manejo de recursos naturais, discussões sobre entorno de terras indígenas e zonas tampão e o direito dos povos indígenas com ênfase na proposição de políticas públicas. Com tal objetivo, iniciou-se um levantamento, a partir de fontes secundárias, sobre o Cerrado e as TIs no sentido de traçar um ponto de partida para aprofundamento sobre tais áreas ressaltando sua importância para a biodiversidade do bioma.

Pensando nos desdobramentos que o levantamento preliminar pode gerar, pensou-se na possibilidade de se criar um grupo composto por pesquisadores indígenas para a futura realização de um diagnóstico das TIs do Cerrado, escolhendo áreas prioritárias para a ação. O objetivo de tal iniciativa, além de gerar conhecimento qualificado sobre tais áreas, seria de iniciar um processo de formação de pesquisadores indígenas no Cerrado.

Finalmente, por meio da formação de um grupo de bolsistas composta por pesquisadores indígenas habitantes de regiões do bioma Cerrado pretende-se levantar questões a partir do ponto de vista das comunidades indígenas e produzir documentos e publicações que sirvam como subsídio para que os direitos em relação ao uso e proteção dos territórios dos povos indígenas do Cerrado sejam defendidos.

O seminário sobre pesquisadores indígenas do Cerrado será realizado na sala de reuniões do ISPN, em Brasília, DF.

Maiores informações: 61 3327-8085

Conheça abaixo a programação completa do evento:

Dia 16 de outubro (terça-feira)

9h Abertura, expectativas do grupo de trabalho e objetivos do seminário.

9h30 Apresentação ISPN – Projeto Florelos - Donald Sawyer

10h00 Apresentação CTI – primeiros avanços para o diagnóstico – Jaime Siqueira

10h30 Apresentação MOPIC

11h00 Questões e contribuições

14h00 Relato sobre experiências com pesquisadores indígenas
Convidados: Maria Elisa Ladeira (CTI) e Severiá (Wederã)

15h00 Questões e discussões

16h00 Relato sobre experiências com pesquisadores populares e programa de bolsas Convidados: Mônica Nogueira (A Casa Verde) e Henyo Barreto (IIEB)

17h00 Questões e discussões

Dia 17 de outubro (quarta-feira)

9 às 12h00
Definição do formato e objetivos do grupo de estudo para pesquisadores indígenas do Cerrado;

Ferramentas de seleção dos pesquisadores;

Discussão sobre possíveis parcerias (Universidades, ONGs, Estado);

Definição dos pré-requisitos para inscrição, áreas prioritárias e público-alvo;

Definição de documentação necessária e benefícios a serem financiados pela bolsa de estudos.

14 às 18h00
Definição de material a ser elaborado, cronograma, estratégia.

Dia 18 de outubro (quinta-feira)

9 às 12h00
Encaminhamentos;

Reflexões e avaliação do seminário.

.: fonte: ISPN.

Nenhum comentário: