segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Parlamentares e sociedade civil promovem debate sobre impactos dos agrocombustíveis

Como atividade integrante da Semana Mundial da Alimentação, será realizado, na quarta-feira (17), em Brasília, DF, o seminário “Impactos sócio-ambientais dos agrocombustíveis: um olhar dos direitos humanos”. O seminário é iniciativa de um grupo de parlamentares e por organizações e movimentos sociais e será transmitido para todo o Brasil pelo sistema Interlegis de videoconferência.

Em setembro, foi realizada, na Câmara dos Deputados, uma audiência pública sobre o aquecimento global, os agrocombustíveis e o direito humano à alimentação. A proposta do seminário de quarta-feira é aprofundar o debate feito na audiência, incluindo a abordagem de outras perspectivas e envolvendo novos atores da sociedade civil e do poder público.

A programação será composta por dois painéis com exposições acerca da economia e do modelo de desenvolvimento relacionado aos agrocombustíveis, sobre os direitos humanos ao trabalho, ao meio ambiente e à alimentação adequada. Além disso, alguns segmentos da sociedade civil e representantes do poder público exporão seus pontos de vista sobre o tema.

Semana Mundial da Alimentação
Instituída pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a Semana celebra o Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, e este ano o tema central será justamente o Direito Humano à Alimentação. No Brasil, inúmeras atividades serão realizadas, em todos os estados.

Participação
Em Brasília, qualquer pessoa poderá participar do seminário, que será realizado no auditório do Interlegis, localizado à Via N2 - Anexo "E" do Senado Federal, das 9h às 12h e das 14h às 18h do dia 17 de outubro.

Nas demais cidades, é necessário entrar em contato com a Assembléia Legislativa – ou Câmaras Municipais, em algumas localidades – para que seja reservada a sala de videoconferências na data do seminário. A lista completa de contatos da rede nos estados está disponível no site do Interlegis (http://www.interlegis.gov.br/).

A transmissão via Interlegis garantirá ao evento um caráter nacional, que vai ao encontro dos objetivos do seminário, de fomentar o diálogo e a articulação dos diversos segmentos da sociedade relacionados às questões dos agrocombustíveis.

Conheça, abaixo, a programação completa do evento.

Seminário “Impactos sócio-ambientais dos agrocombustíveis: um olhar dos direitos humanos”

9h Abertura

9h30 Painel 1: Trabalho e modelo de desenvolvimento no contexto dos agrocombustíveis
- A questão do trabalho
- O modelo de desenvolvimento
- Propostas alternativas

14h Painel 2: Impactos sócio-ambientais dos agrocombustíveis
- Os impactos sobre o Direito Humano à Alimentação Adequada
- Os impactos sobre o Direito Humano ao Meio ambiente
- A visão dos movimentos sociais
- A visão do poder público

Nenhum comentário: