terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Uma ação global que não passará na Globo

Nesta semana, milhares de pessoas irão se encontrar, celebrar, marchar, protestar e promover discussões em vilas, zonas rurais e centros urbanos, em centenas de ações descentralizadas e auto-organizadas, ao redor de todo o planeta. As atividades mundiais têm uma data para se sincronizarem: dia 26 de janeiro - o Dia de Mobilização e Ação Global, para mostrar que um outro mundo é possível. É o Fórum Social Mundial, que neste ano acontece de forma descentralizada.

O Fórum Social Mundial teve sua primeira edição em 2001, sempre na última quinzena de janeiro, em diferentes lugares do planeta. O FSM é uma resposta, de milhares de cidadãos e instituições ao redor do mundo, ao Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça. Segundo o site do Fórum Social, “O Fórum Econômico reúne seus economistas e especialistas, suas ideologias e técnicas que produzem violência, exploração, exclusão, pobreza, fome e catástrofes ecológicas, privando a humanidade de seus direitos fundamentais e esgotando os recursos naturais da Terra”.

Em sua nova versão, o FSM acontece agora de forma descentralizada, em diversos pontos do globo, organizado por iniciativas locais.

A principal ferramenta para articulação dos participantes do Fórum descentralizado, edição 2008, é a página http://www.wsf2008.net/. Lá você pode cadastrar a atividade que vai desenvolver, conhecer outras iniciativas, participar de debates, publicar suas notícias e vídeos e se informar sobre tudo o que está acontecendo no fórum descentralizado. A página estimula a todos para que convidem os amigos e parceiros para se inscrever e contribuir com os Espaços de Ação.

Mais de 430 atividades em 85 países já foram apresentadas no site http://www.wsf2008.net/. De ações em defesa dos Direitos Humanos ao equilíbrio ambiental; de aulas de fotografia e plantio de árvores até ações diretas contra redes de “fast food” e outros expoentes do poder corporativo; de festivais de instalação de software livre até festas e videoconferências. Em 26 de janeiro pessoas, movimentos e organizações de todo o planeta irão exigir o fim do “velho” mundo, marcado pelo imperialismo, sexismo, colonialismo e outras formas de opressão.

Acesse a página do Fórum Social Mundial 2008, clicando aqui.

Nenhum comentário: