terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Começam nesta semana as conferências de territórios rurais do Norte de Minas

Hoje (8) e amanhã (9), os atores sociais do Território Rural da Serra Geral discutem, em Porteirinha, MG, propostas para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário norte-mineiro e do país. Nos dias 10 e 11, será a vez da conferência do Território Rural do Alto Rio Pardo, em Rio Pardo de Minas, MG.

Ambas as conferências fazem parte da etapa preparatória da I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS), prevista para junho de 2008, em Olinda, PE, com o tema: Por um Brasil Rural com Gente: Sustentabilidade, Inclusão, Diversidade, Igualdade e Solidariedade. Representantes da Rede Cerrado participam de todas as etapas preparatórias do evento.

Os Territórios Rurais são apoiados pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), fundamentados no conceito de ser "um espaço físico, geograficamente definido, geralmente contínuo, compreendendo a cidade e o campo, caracterizado por critérios multidimensionais – tais como o ambiente, a economia, a sociedade, a cultura, a política e as instituições – e uma população com grupos sociais relativamente distintos, que se relacionam interna e externamente por meio de processos específicos, onde se pode distinguir um ou mais elementos que indicam identidade e coesão social, cultural e territorial."

Os municípios que compõem o Território da Serra Geral são: Catuti, Espinosa, Gameleiras, Jaíba, Janaúba, Mamonas, Manga, Matias Cardoso, Mato Verde, Monte Azul, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Serranópolis de Minas, Verdelândia.

O Território Rural do Alto Rio Pardo é composto pelos municípios de Berizal, Curral de Dentro, Fruta de Leite, Indaiabira, Montezuma, Ninheira, Novorizonte, Rio Pardo de Minas, Rubelita, Salinas, Santa Cruz de Salinas, Santo Antônio do Retiro, São João do Paraíso, Taiobeiras, Vargem Grande do Rio Pardo.

As etapas da conferência nacional seguem o seguinte calendário:

.: municipais, intermunicipais e territoriais – de 01 de novembro a 30 de janeiro de 2008;

.: estaduais - 15 de março a 30 de abril de 2008;

.: nacional - 25 a 28 de junho de 2008.

Composição das delegações

Quanto aos delegados previstos, está determinado um número mínimo de 25 e máximo de 180 por estado. A representação dos membros na I CNDRSS, em todas as suas etapas, é na proporção de: 2/3 de sociedade civil, sendo que destes 80% dos(as) participantes devem ser de representação de agricultores(as), assentados(as), comunidades quilombolas, povos e populações tradicionais, jovens, povos indígenas, agroextrativistas, pescadores artesanais, empreendedores cooperativos e da economia solidária, comerciantes, industriais, agentes de saúde, professores e demais segmentos do rural; e, 20% de representantes de redes, organizações não governamentais de apoio e assessoria e cooperativas de técnicos e; 1/3 de órgãos públicos dos poderes executivo, legislativo e judiciário das esferas federal, estadual e municipal.

Para saber mais: www.mda.gov.br/condraf

Nenhum comentário: