domingo, 2 de dezembro de 2007

Rede Cerrado manifesta apoio a Dom Frei Luiz Cappio

Dom Frei Luiz Cappio, 2007.

Desde o dia 27 de novembro, Dom Frei Luiz Cappio, bispo da diocese de Barra (BA), encontra-se em greve de fome contra o projeto de transposição do Rio São Francisco.

Essa não é a primeira manifestação do bispo contra a transposição. Em setembro de 2005, Frei Dom Luiz Cappio já havia feito uma greve de fome. Na ocasião, o governo prometeu abrir um diálogo sobre o projeto. Em dezembro de 2005, frei Luiz reuniu-se em Brasília com Lula, com quem negociou a realização de uma rodada de debates. Em 2006, porém, o diálogo entre governo e sociedade civil sobre a transposição foi sendo graduamente suspenso, à medida em que as eleições se aproximavam. Somente em janeiro de 2007, o governo voltou a se posicionar abertamente com relação ao projeto, incluindo-o na lista de grandes obras do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).

Em carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dom Frei Luiz Cappio pede o arquivamento imediato do projeto e explica as motivações do jejum. Dom Frei Luiz Cappio fala na desilução causada pela quebra de compromisso, por parte do presidente, e reafirma sua convicção de que a transposição não atenderá à população pobre do semi-árido, mas sim às empreiteiras responsáveis pela obra, a grandes proprietários de terra, produtores de camarão do litoral e a empresários ligados a setores exportadores. Para o bispo a melhor alternativa para a população em geral são as 530 obras sugeridas pela Agência Nacional de Águas (ANA), em seu Atlas do Nordeste e que seriam suficientes para abastecer os 1,3 mil municípios da região com mais de 5 mil habitantes a um custo muito inferior ao da transposição: R$ 3,6 bilhões contra R$ 6,6 bilhões. Para o meio rural, Dom Frei Luiz Cappio aposta nas alternativas de convivência com a seca, desenvolvidas no âmbito da Articulação do Semi-Árido (ASA).

Em apoio ao protesto de Dom Frei Luiz Cappio, a Rede Cerrado lançou uma carta, conclamando todos seus associados e parceiros a se posicionarem junto ao Governo Lula, para que suspenda imediatamente a execução do projeto de transposição do São Francisco e reabra o diálogo com a sociedade civil.

Conheça aqui a carta de apoio da Rede Cerrado ao bispo Dom Frei Luiz Cappio.

Nenhum comentário: