quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

O Cerrado do Piauí pede socorro

Matas transformadas em deserto.

O biólogo Ivan de Marche (Instituto Vidágua – SP), membro da atual Coordenação da Rede Cerrado, participou do 2º Seminário sobre Desenvolvimento Territorial Rural Sustentável dos Cerrados. O evento foi realizado no município de Floriano, no centro do Piauí, entre os dias 12 e 14 de dezembro.

Desde o ano passado, foi criado um fórum da sociedade civil (ONGs e pequenos produtores rurais), em diálogo com órgãos governamentais e organismos internacionais, para tratar da situação do Cerrado piauiense, frente ao avanço da fronteira agrícola e seus impactos socioambientais.

Segundo Ivan, a região central do Piauí é uma das mais pobres do estado. Com a instalação da Bunge, o município conseguiu aumentar sua arrecadação, mas às custas de muita devastação ambiental. Denúncias de desmatamento ilegal, contaminação dos solos e das águas, somadas as de trabalho escravo e grilagem de terras se amontoam na mesa de promotores da região.

"Os representantes do Ibama também estiveram presentes e foi colocada a necessidade da criação de Unidades de Conservação no estado para garantir que o Cerrado possa vencer essa batalha com o agronegócio". Para Ivan, existe uma "falta de vontade" do governo estadual em criar novas Unidades de Conservação. "O cenário está propício para criação, porque as terras da região têm valor muito baixo em comparação com outras regiões do país, o que favorece as desapropriações".

O Fórum de Desenvolvimento Territorial Rural Sustentável dos Cerrados solicitou sua filiação na Rede Cerrado, como forma de estimular o desenvolvimento sustentável para o bioma. Os participantes referendaram a participação.

Nenhum comentário: