quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Bunge patrocina Ministério do Meio Ambiente

Bunge, uma das maiores processadoras de soja do Brasil e do mundo, está agora ensinando o mundo sobre “Responsabilidade Ambiental na Produção Agrícola”. Este é o nome da cartilha que o Ministério do Meio Ambiente lança hoje em Brasília. Segundo a própria assessoria do MMA, a publicação é fruto de parceria do ministério com a gigante do agronegócio. A Bunge tem sua marca frequentemente associada a casos de trabalho escravo, desmatamento desenfreado e à degradação do meio ambiente. Basta lembrar que se trata da empresa que mais investiu no monocultivo de soja em áreas de Cerrado, nos últimos anos.

Responsabilidade social ou marketing? A diferença entre estas duas ações junto à sociedade fica ainda menos clara quando são divulgadas associações insólitas como esta. Reportagem publicada pela Folha do Meio Ambiente, no dia 22 de novembro, denuncia abusos da multinacional Bunge e relatam o episódio em que a empresa foi obrigada a assinar Termo de Ajustamento de Conduta, por determinação da Procuradoria Geral da República, porque suas fazendas exploravam o trabalho escravo.

Pois está marcada para às 11 horas da manhã de hoje (12), no auditório do Blue Tree, num hotel de luxo de Brasília, o lançamento da cartilha do Ministério do Meio Ambiente, patrocinada pela Bunge. A presença do ministro interino, João Paulo Capobianco, está confirmada.

Leia reportagem da Folha do Meio Ambiente sobre a atuação da Bunge no Piauí.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Nota de Esclarecimento

A assessoria de imprensa do Ministério do Meio Ambiente enviou à redação do *CURTAS* nota sobre matéria que publicamos no último dia 12, sob o título "Bunge patrocina MMA".

Segundo a assessoria, o MMA se limitou a atender à uma solicitação daquela empresa por assessoria técnica na elaboração de sua cartilha "Responsabilidade Ambiental na Produção Agrícola".

A nota não explica, no entanto, se faz parte desta assessoria técnica prestigiar, com a presença do ministro em exercício, o lançamento da publicação.

Leia a nota na íntegra:

Em relação à matéria circulada neste Blog intitulada "Bunge patrocina MMA", temos a retificar o seguinte: A Cartilha "Responsabilidade Ambiental na Produção Agrícola" é de propriedade da Bunge e se destina a seus inúmeros fornecedores e produtores rurais. A empresa solicitou o apoio técnico e revisão do Ministério do Meio Ambiente para, nomeadamente, oferecer informações sobre legislação, técnicas e boas práticas agrícolas destinadas ao setor. Como não poderia ser diferente, o Ministério não se furtou a colaborar, na medida em que considera como sua obrigação favorecer a divulgação de informações sobre aspectos legais com a expectativa de que isso leve à diminuição dos ilícitos e crimes ambientais, antes que esses ocorram, em especial em regiões muito impactadas como é o Cerrado. Em nenhum momento houve patrocínio ou repasse de recursos dessa empresa ao Ministério, como sugere o título da matéria.

Esperamos que esse esclarecimento alcance os leitores do renomado boletim.

Atenciosamente,

Ministério do Meio Ambiente

Nenhum comentário: