segunda-feira, 30 de julho de 2007

MOPIC Faz Balanço de sua Última Reunião, na Aldeia Bacaval, TI Paresi, MT

Cacique Domingos Xakriabá, MT, 2007 :: foto Daniela Lima

Entre os dias 2 e 5 de julho, a MOPIC – Mobilização dos Povos Indígenas do Cerrado, realizou encontro entre lideranças indígenas na aldeia Bacaval, Terra Indígena Paresi, Mato Grosso.

Estiveram presentes representantes dos povos Bakairi, Xavante, Xerente, Xacriabá, Suyá, Terena, Kayapó, Krikati, Nambiquara, Irantxe, Paresi, Krahô e Bororo, além dos parceiros institucionais: Rede Cerrado, Casa Verde, CTI , ISPN e convidados, totalizando cerca de 40 pessoas.

Na avaliação da coordenação da MOPIC, o evento contribuiu para a consolidação do movimento, o fortalecimento de sua base social e permitiu o debate de questões polêmicas, como a presença de atividades produtivas não sustentáveis em terras indígenas, no Mato Grosso.

Uma das recomendações finais da reunião foi a ampliação do número de representantes na Comissão Coordenadora da MOPIC, a fim de integrar outras etnias. A proposta que foi bem aceita, tende a contribuir nos processos decisórios e a dar maior visibilidade às demandas e reivindicações da mobilização.

A elaboração de uma proposta de política pública para os Povos Indígenas do Cerrado , ainda se constitui como um grande desafio. Para tanto, se faz necessário intensificar o processo de articulação política, visando aprimorar as ações da MOPIC e influenciar os órgãos governamentais competentes, na construção de políticas de desenvolvimento sustentável das Terras Indígenas do Cerrado e transições.

:: por Daniela Lima, Assessora da MOPIC

Nenhum comentário: