segunda-feira, 16 de julho de 2007

APA-TO e STR de Axixá Lançam Cartilha e Vídeo sobre Manejo Florestal Comunitário e Uso Múltiplo de Reservas Legais

Resultados de uma pesquisa realizada junto a comunidade de quatro Projetos de Assentamentos (PA), na região conhecida como Bico do Papagaio, no extremo norte do Tocantins, o vídeo "Caminhos da Mata" (34 minutos) e a cartilha "Reserva Legal: riquezas da mata e do cerrado no Bico do Papagaio" divulgam, passo-a-passo, como pode ser realizado o manejo florestal comunitário, em área de reserva legal coletiva.

Participaram da pesquisa os PAs Santa Juliana, Santa Bárbara, Babaçu e Buritis. O objetivo era conhecer os recursos florestais das áreas de reserva legal coletiva desses quatro assentamentos do município de Axixá, para em seguida definir a melhor maneira de manejá-los. O resultado foi tão bom, que agora pode se constituir numa referência para outras comunidades.

O manejo florestal comunitário e o uso múltiplo de reservas legais tem se revelado uma alternativa viável para agricultores(as) familiares do Cerrado. Ao mesmo tempo em que gera trabalho e renda, promove a conservação consciente da biodiversidade nativa.

A cartilha e o vídeo lançados pela APA-TO e o STR de Axixá também registram a experiência de organização comunitária dos assentamentos, que deu sustentação ao desenvolvimento do modelo de manejo florestal. Vale conferir.

Sobre os realizadores

A APA-TO (Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins) é uma organização não governamental, criada em 1992, por iniciativa de lideranças sindicais dos trabalhadores rurais do Tocantins e agentes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), para promover a articulação dos movimentos sociais do campo, consolidar a reforma agrária e fortalecer a agricultura familiar.

O Sindicato de Trabalhadores Rurais (STR) de Axixá do Tocantins destaca-se na região do Bico do Papagaio por sua organização e capacidade de intervenção na realidade local. A articulação das comunidades rurais em torno da busca pela consolidação de alternativas sustentáveis para a população rural é o principal foco de seu trabalho.

Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail: apatobico@uol.com.br.

:: fonte: APA-TO e STR de Axixá

Nenhum comentário: