A comunidade quilombola denominada de Quilombo, em Minas Novas, região do Médio Jequitinhonha - MG será titulada, em breve, pelo Estado de Minas Gerais, segundo anúncio do Instituto de Terras de Minas Gerais (ITER), no último dia 22 de junho.
A comunidade Quilombo é a primeira comunidade quilombola em Minas Gerais a ter suas terras legitimadas pelo Governo de Minas, desde 2000. Já cadastradas pela Fundação Cultural Palmares (FCP), as 50 famílias que compõem a comunidade de Quilombo aguardam a titulação de suas terras há mais de dois anos.
O diretor geral do ITER, Luiz Chaves, afirmou que "o trabalho terá início rapidamente, pois a região é conflitante, com pressão de grileiros que tentam se apropriar de áreas integrantes aos territórios quilombolas. É preciso urgência para garantir a integridade da comunidade".
O Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva (CEDEFES), que realiza a identificação das Comunidades Quilombolas em Minas Gerais , indica que há mais de 400 comunidades no Estado, mas que a maioria não possui terra alguma e vive em extrema pobreza. Também segundo o CEFEDES, as terras de Quilombo que serão regularizadas e tituladas pelo ITER nos próximos dias não devem abranger todo o território tradicional dessa comunidade, mas, de todo modo, será um marco para Minas Gerais. Desde a titulação da comunidade quilombola de Porto Coris, em Leme do Prado, efetivada ainda pela Fundação Cultural Palmares, nenhuma outra comunidade foi titulada no estado, desde 2000.
Maiores informações: CEDEFES, pelo telefax 31 3224-7659.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário