- Região Centro-Oeste
1ª - Instituto para o Desenvolvimento Ambiental - IDA -DF
2ª – Agencia Brasileira de Meio Ambiente e Tecnologia da Informação - ECODATA - GO - Região Nordeste
1ª - Associação Pernambucana de Defesa da Natureza - ASPAN - PE
2ª - Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas - CAATINGA - PE - Região Norte
1ª - Associação de Defesa Etno-Ambiental - KANINDÉ - RO
2ª - Instituto de Preservação do Meio Ambiente e de Recursos Naturais da Amazônia - IPRAM - AM - Região Sudeste
1ª - Grupo de Defesa Ecológica - GRUDE - RJ
2ª - Movimento Verde de Paracatu - MOVER - MG - Região Sul
1ª - Associação Sócio-Ambientalista - IGRÉ - RS
2ª - Instituto Sócio Ambiental Arindiana Jones - PR
Segundo Luiz Mourão, do Instituto para o Desenvolvimento Ambiental (IDA), as mudanças implementadas nos procedimentos de votação deste ano, dificultaram a construção de arranjos regionais e não contribuíram para uma maior participação das organizações. Uma das mudanças foi a determinação de que cada eleitor votasse apenas num candidato. Sendo assim, muitas organizações optaram por votar em si mesmas. Problemas técnicos também impactaram os resultados da votação, pois o sistema de votação eletrônica (via Internet) foi outra novidade desta eleição.
Para mapear as dificuldades que marcaram o processo de eleição deste ano, o Conselho Deliberativo do FNMA determinou que fosse enviada correspondência a cada uma das organizações não governamentais (ONGs) que integram o Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas (CNEA), solicitando uma exposição de motivos para as que não participaram da votação e uma avaliação das entidades votantes.
De modo geral, a participação das ONGs em todo o país foi baixa. A região que apresentou o maior índice de participação foi a região Centro-Oeste, "o que pode ser atribuído ao trabalho de articulação política da Rede Cerrado", afirma Luiz Mourão.
Há duas gestões, a Rede Cerrado vem articulando a sua participação nesse espaço decisório, não obstante a representação seja por regiões e não por biomas. Na gestão de 2003-2005, três entidades filiadas à Rede Cerrado integraram o Conselho Deliberativo do FNMA: o Instituto Planeta Verde, como suplente da região Sudeste; o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) como titular, e o Ecologia e Ação (ECOA) como suplente da região Centro-Oeste. Na gestão de 2005-2007: o Instituto para o Desenvolvimento Ambiental (IDA) e a Óreades compartilharam a representação da região Centro-Oeste.
Na última eleição, que definiu a gestão de 2007-2009, o IDA foi reeleito como representante titular da região Centro-Oeste, o que possibilitará dar continuidade ao trabalho já iniciado de sensibilização do Conselho Deliberativo do FNMA para as demandas específicas do bioma.
Essa edição do CURTAS contou com a colaboração de Luiz Mourão (IDA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário