A iniciativa foi oficialmente apresentada em audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados.
Segundo anúncio do MMA, a Rede COMCERRADO tem como objetivos específicos:
- Ampliar o conhecimento sobre os fatores ambientais e sócio-econômicos que interferem na situação do Cerrado, com enfoque para o uso da terra;
- Tornar disponível o conhecimento científico e tecnológico sobre o Cerrado, por meio de um banco de dados aberto e outros mecanismos, para a formulação e implementação de políticas públicas de conservação e uso sustentável;
- Ampliar o conhecimento e tecnologias de aproveitamento sustentável da biodiversidade e demais recursos naturais do Cerrado;
- Contribuir para as estratégias de conservação e uso sustentável do Cerrado;
- Fortalecer as instituições de ensino e pesquisa em Ciências Ambientais no Cerrado, por meio da interação entre grupos consolidados e emergentes.
Destaques da audiência
O Decano de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade de Brasília (UnB), Márcio Pimentel, durante a audiência, alertou os presentes para a velocidade da transformação do Cerrado nos últimos 20 anos e para o perigo de desaparecimento do ecossistema, se prevalecer a atual taxa de desmatamento de 1,5% ao ano. Por isso, o professor pediu rapidez no início dos trabalhos Rede COMCERRADO.
Pimentel lembrou que apenas 6% do Cerrado estão em área protegida pelo poder público e argumentou que os gestores precisam embasar suas políticas no conhecimento produzido pela Academia.
Na avaliação do Deputado Jorginho Maluly (DEM-SP), que presidiu a reunião, a Rede COMCERRADO será fundamental para integrar os procedimentos, os projetos e os financiamentos para a pesquisa no bioma Cerrado.
A professora de Ecologia da UnB, Mercedes Bustamante, destacou o papel do Cerrado na interação entre os ecossistemas do País, lembrando que o Cerrado ocupa 21% da área total do Brasil e está presente em 11 estados. Em razão dessa importância, o Deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), destacou ser necessária uma ampla mobilização em defesa desse bioma tão ameaçado.
Resta saber como se dará a interação da Rede COMCERRADO com a sociedade civil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário