sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Índios Xacriabá se mobilizam para recuperar e defender suas nascentes


Houve um tempo em que as águas eram fartas nas nascentes, assim como a vegetação e os bichos. Peixes, tartarugas, bagüis. Assim as crianças das Terras Indígenas Xacriabá recontam memórias contadas por seus avós, no recém lançado Livro das Nascentes.

O texto e as ilustrações são das crianças das 27 aldeias que ficam no norte de Minas Gerais, numa área de transição entre o Cerrado e a Caatinga. Os oito mil indígenas que ali moram tiveram suas terras reduzidas a um terço e as poucas nascentes que lhes restaram foram desmatadas e pisoteadas pelo gado, criado à solta na reserva.

Uma série de ações estão sendo executadas pelos Xacriabá para recuperar suas nascentes e a educação ambiental é uma delas. O Livro das Nascentes é resultado de um processo de reflexão sobre as nascentes que envolveu 33 escolas indígenas. Colorido e atraente, a publicação reflete a consciência da comunidade sobre o valor de seu recursos naturais.

O projeto de recuperação e proteção das nascentes das aldeias Xacriabá recebe o apoio do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) e do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS). Além da publicação do livro, os recursos estão sendo aplicados no cercamento e reflorestamento das principais nascentes da reserva.

A iniciativa foi destaque no último FNMA Notícias. "Este foi um projeto muito bem sucedido, pois toda a comunidade esteve mobilizada em torno da recuperação das nascentes", revela Simone Gallego, coordenadora do Núcleo Sociedades Sustentáveis do Fundo. Segundo ela, a elaboração do livro envolveu 33 escolas indígenas e o resultado é um material colorido, gostoso de ler e que evidencia a reflexão de toda a comunidade sobre o processo de degradação da Terra Indígena Xacriabá.

Fonte: FNMA.

5 comentários:

Anônimo disse...

Carol,
Mônica,

É possível conseguirmos exemplares deste livro/cartilha dos Xakriabá?
Como?
Abs,

T'sé

Anônimo disse...

Prezados,
gostaria de saber onde posso adquirir o livro das Nascentes dos Xacriabas.
Luz e Paz.
Jose Ronaldo.

Anônimo disse...

Interessados(as) em receber exemplares da Cartilha Xakriabá, por gentileza, escrevam para redecerrado@gmail.com, comunicando o endereço para envio.

Atenciosamente,
Coordenação da Rede Cerrado

Unknown disse...

exemplar do livro.
Favor me responder no e-mail:
agendadopregador@hotmail.com

Claudio Renato A.Rocha,

Grato!!!

21 8288-6669


Deus Abençõe.

Unknown disse...

Desejo comprar o livro.

agendadopregador@hotmail.com

Claudio Renato***