quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Situação do Cerrado é debatida na Alemanha

Organizações européias que apóiam atividades no Brasil reúnem especialistas no debate sobre os programas do governo na área energética e seu verdadeiro impacto socioambiental. O bioma Cerrado estave presente na pauta.

Com o objetivo de melhor compreender a estratégia energética desenhada pelo governo brasileiro, dentro do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), e suas implicações sociais, ambientais e econômicas, foi realizado em Weimar, na Alemanha, o seminário “Mesa Redonda Brasil”. O evento ocorreu entre os dias 16 e 18 de novembro e reuniu diversas instituições que desenvolvem ou apóiam projetos no Brasil.


Os debates foram organizados em fóruns e mesas redondas. O bioma Cerrado foi foco de duas dessas sessões, com a participação de Carlos Eduardo Mazzetto, Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


Estima-se que 50 milhões de hectares de terras no Brasil serão mobilizados nos próximos anos para monoculturas (cana-de-açúcar, soja, eucalipto), destinadas à produção de energia – uma grande parte no Cerrado. Esse novo plano de desenvolvimento do governo implicará em grande impacto sobre o bioma e seus povos. Mas, infelizmente, as organizações internacionais com atuação na área ambiental e interesse no Brasil pouco sabem sobre o Cerrado, sua diversidade ambiental, social e a sua importância para o equilíbrio do meio ambiente global. Por isso, a Mesa Redonda Brasil foi percebida pela Rede Cerrado como uma importante oportunidade para sensibilizar a opinião pública internacional para a problemática socioambiental do bioma "Especialmente quando todas as atenções estão concentradas sobre a Amazônia e o Cerrado, mais uma vez, tende a ser encarado como uma alternativa ao seu desmatamento", afirmou Mônica Nogueira, coordenadora da Rede.


A Coordenação da Rede Cerrado entende que é preciso realizar uma ampla mobilização, nacional e internacional, para transformar o imaginário social sobre o bioma. O próximo passo, nesse sentido, será a Conferência das Partes da Convenção de Diversidade Biológica, a COP 9, em maio de 2008, que será realizada também na Alemanha.


O evento Mesa Redonda Brasil foi realizado pela Kooperation Brasilien (KoBra), uma uma rede de solidariedade na Alemanha, formanda por instituições e indivíduos. A KoBra é parceira de movimentos sociais brasileiros na luta pela democratização e tem por objetivo uma melhoria sustentável da situação social, econômica e ecológica no Brasil. Seus enfoques são os impactos da globalização para os setores que, social e politicamente, estão à margem da sociedade brasileira. Saiba mais sobre o KoBra em http://kooperation-brasilien.org.

Nenhum comentário: