segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Moradores das RESEX de Goiás sofrem ameaças

Criadas em setembro de 2006, em Goiás, as Reservas Extrativistas Lago do Cedro e Recanto das Araras de Terra Ronca ainda não foram regularizadas. Por essa razão, seus moradores vêm sendo ameaçados por fazendeiros da região. A denúncia foi feita durante a Oficina Técnica sobre Reservas Extrativistas e Reservas de Desenvolvimento Sustentável no Cerrado, realizada pelo Ministério do Meio Ambiente, entre os dias 30 e 31 de outubro de 2007.

O Diretor de Áreas Protegidas do MMA, Maurício Mercadante, afirmou que o ministério não dispõe de recursos para a regularização fundiária das duas RESEX. A notícia preocupou aos participantes da oficina, destinada a discutir a criação de novas RESEX e Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) e as especificidades dessas categorias no contexto de Cerrado.

Estiveram presentes à oficina representantes de populações tradicionais, organizações da sociedade civil, membros da Rede Cerrado e moradores de outras RESEX no bioma. Juntos, os participantes apresentaram uma moção, reivindicando garantia de vida aos moradores das RESEX de Goiás e a urgente regularização fundiária das duas reservas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fico muito triste por ver o descasso deste governo do PT tanto com seu povo como com sua natureza.... favores pessoais nunca foram tao vergonhosamente defendidos em nome de todo uma população sera que estes safados nunca vao cair do poder.... porque nao assumem que so o que resta de cerrado é onde existe pessoas humildes e sabias resistindo a toda a linha de desenvolver/crescer.... fico aqui envergonhado mas nao desisti sou brasileiro...nao desisto nunca....