terça-feira, 4 de setembro de 2007

Geraizeiros obtêm conquista na luta por seu território


Durante a 3a. Conferência Geraizeira, Luiz Chaves, Diretor Geral do Instituto de Terras (ITER) de Minas Gerais, garantiu que parte das terras da Vereda Funda voltarão às mãos da comunidade.

A comunidade de Geraizeiros de Vereda Funda luta pela retomada de seu território, que há 30 anos foi expropriado por empresas plantadoras de eucalipto que se intalaram na região do norte de Minas Gerais.

O anúncio do Diretor Geral do ITER, Luiz Chaves, de que a comunidade terá garantida a devolução de parte de suas terras, é resultado de uma longa trajetória marcada por uma vigorosa organização social e política , incluindo ações de "empate", como a ocupação das chapadas (área aonde se deu o plantio do eucalipto) e a quebra de fornos de carvão, realizadas pela comunidade em 2003.

Vereda Funda é uma referência não só da luta Geraizeira pela reconquista do seu território, mas é também a primeira a desenvolver uma experiência de reconversão agroextrativista das terras degradas pela monocultura do eucalipto.

Por tudo isso, Vereda Funda foi o local escolhido para a realização da 3a. Conferência Geraizeira, nos dias 31 de agosto e 1 e 2 de setembro. A Conferência reuniu mais de 300 Geraizeiros do Norte de Minas Gerais e da Bahia, para discussões em torno da cultura e da educação geraizeira, das estratégias de reconversão agroextrativista de áreas degradadas de seu território e das propostas de criação de Reservas Extrativistas Geraizeiras.

Nenhum comentário: