Nesta edição, trazemos os destaques da última reunião do CONACER e a pauta da próxima reunião extraordinária, que será no dia 28 de setembro (sexta-feira)
No último dia 11 de setembro, Dia do Cerrado, foi realizada, em Brasília, DF, a última reunião da Comissão Nacional do Programa Cerrado Sustentável – CONACER. Apesar do quorum baixo, a CONACER discutiu temas importantes, como mudanças climáticas e biocombustíveis no Cerrado. Conheça alguns dos destaques da reunião.
A presidente da CONACER, Maria Cecília Wey de Brito, Secretária de Biodiversidade e Florestas, do Ministério do Meio Ambiente (SBF/MMA) destacou a importância de se avançar numa agenda positiva em prol do Cerrado e sugeriu três pontos de partida, aos membros da Comissão: biocombustíveis, monitoramento do desmatamento no Cerrado e serviços ambientais.
Maria Cecília Wey Brito também informou que vêm sendo realizadas reuniões na Casa Civil, para discutir a questão dos biocombustíveis. Recentemente fechou-se uma posição de que será feito um zoneamento agroecológico do território brasileiro. É importante que a Comissão acompanhe esse assunto, como já se teve início na CONABIO.
O MMA criou a Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental - SEMUC. Uma e suas será desenvolver uma Política Nacional de Mudanças Climáticas, o que exige o inventário nacional de emissões de carbono. SEMUC e SBF iniciaram um trabalho para verificar, em face da mudança do uso do solo, como é que isso pode ser contabilizado especificamente para os biomas Amazônia e Cerrado.
A SBF estará à frente de construir, junto com parceiros, um sistema de monitoramento de mudança do uso do solo no Cerrado, a exemplo do que há para a Amazônia. A metodologia será, obviamente, diferente e deve ser discutida. Possivelmente esse sistema será no âmbito do IBAMA, que possui um centro de monitoramento já instalado.
A próxima reunião da CONACER será no dia 28 de setembro (sexta-feira), em Brasília, DF, tendo como principais pontos de pauta:
- Plano de Ações da CONACER;
- Proposta de realização do zoneamento agroecológico do Cerrado;
- Seminário do Agronegócio e negociação de "agendas propositivas com setores canavieiro";
- Moção de apoio à inclusão de ação do Plano Plurianual (PPA) relativa à Rede de Pesquisas do Cerrado (COMCERRADO).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário