segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Conselho Deliberativo da Rede Cerrado define plano de ações para a gestão 2007-2009

Reunidos nos dias 23 e 24 de agosto, em Brasília - DF, os membros do Conselho Deliberativo da Rede Cerrado discutiram sobre prioridades e estratégias de ação para a gestão 2007-2009. Dezesseis dos dezessete membros do Conselho estiveram presentes à reunião, além dos membros titulares do Conselho Fiscal - o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), a Pequi e a Associação de Apicultores(as) do Bico do Papagaio (ABIPA) - e organizações de Brasília, como o Instituto de Desenvolvimento Ambiental (IDA) e o Centro de Trabalho Indigenista (CTI) que também participaram da reunião.

De acordo com o novo desenho institucional da Rede Cerrado, o Conselho Deliberativo é composto por 17 membros, respeitando critérios de gênero e equilíbrio nas representações regionais, temáticas e de segmentos constituintes da Rede Cerrado. O Conselho Deliberativo é uma instância de coordenação política e estratégica e deve planejar, monitorar e avaliar as ações da Rede Cerrado.

Principais resultados

Conforme as deliberações do Conselho Deliberativo, a gestão 2007-2009 de Rede Cerrado dará ênfase à participação e protagonismo "das suas raízes", nas palavras de S. Manoel da Conceição (CENTRU - MA), referindo-se às populações tradicionais, comunidades locais e organizações de base comunitárias ligadas à Rede Cerrado.

As relações de gênero também foram discutidas durante a reunião e assumidas pelo Conselho como um tema prioritário.

O plano de ações formulado prevê a realização de encontros regionais e temáticos, nos próximos meses, e o Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, em setembro de 2008. Temas como "unidades de conservação e seus impactos (positivos e negativos) sobre comunidades locais e populações tradicionais" foram destacados para a realização de encontros específicos. A idéia é que a Rede Cerrado possa promover um amplo debate junto à sua base social, para a definição de posições políticas sobre temas estratégicos para a conservação e uso sustentável do Cerrado.

O Conselho Deliberativo se reunirá novamente em março de 2008, mas antes pretende publicar e divulgar o plano de ações elaborado.

A participação no II Encontro Nacional dos Povos das Florestas

Comissões regionais e temáticas foram compostas durante a reunião para a implementação das ações. A primeira delas será a participação da Rede Cerrado no II Encontro Nacional dos Povos das Florestas, a ser realizado nos dias 18 a 23 de setembro de 2007, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães de Brasília, DF.

A Comissão Organizadora foi composta por:

.: Hiparidi Top'Tiro - MOPIC;
.: Luís Carrazza - ISPN;
.: Rosane Bastos - CEPPEC;
.: Vicente Puhl - FASE.

Maiores informações sobre os preparativos do II Encontro Nacional dos Povos das Florestas e da participação da Rede Cerrado no evento serão divulgadas pelo CURTAS, nos próximos dias.

Nenhum comentário: