segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Rede Cerrado se reúne com secretário executivo do MMA

A reunião ocorreu no dia 26 de julho, convocada pela SECEX/MMA, com o objetivo de dar retorno às demandas apresentadas pela Rede Cerrado em audiência com o secretário executivo do MMA, José Machado, no dia 07 de julho.
Durante a reunião, foi apresentado documento relatando as ações do PPCerrado, e como o estão transformando em um plano interministerial, a partir da observação de que as ações do MMA isoladamente não seriam suficientes para enfrentar os desafios existentes. Como resultado dessa cooperação entre os ministérios, ainda não oficializada, será lançado para consulta pública no próximo dia 11 de setembro o Plano Interministerial de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas no Cerrado.
Quanto às demais demandas da Rede, os representantes do MMA informaram que estão planejando a retomada das reuniões da CONACER (Comissão Nacional do Programa Cerrado Sustentável) e que pretendem transformá-la em instância consultiva do PPCerrado. A Coordenação da CONACER deve sair da Secretaria de Biodiversidade e Florestas (SBF/MMA) para a SECEX. Informaram ainda que a RESEX Areião deverá ser objeto de consulta pública ainda este ano (setembro), após terminados os estudos necessários. Quanto à RESEX Tamanduá, onde ainda há pendências, a consulta pública deve acontecer apenas no início de 2011. Foi relatada ainda a inclusão de mais dois produtos da sociobiodiversidade do Cerrado na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM): o baru e a mangaba.

Nenhum comentário: