quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

FUNATURA também se candidata ao CONAMA

A Fundação Pró-natureza – FUNATURA também encaminhou esta semana registro de sua candidatura para concorrer a uma das duas vagas destinadas a entidades da sociedade civil da região centro-oeste no Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). A proposta da instituição está pautada na luta em defesa dos biomas brasileiros, especialmente do Cerrado, sua interação com as populações tradicionais e a conciliação da conservação da natureza com o desenvolvimento sustentável. A Funatura apóia a indicação do Instituto Sociedade, População e Natureza - ISPN para a outra vaga da região centro-oeste e espera contar com o apoio dos membros da Rede Cerrado nas eleições!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Novas perspectivas para o PPP-ECOS

Como é do conhecimento de todos, e especialmente dos associados à Rede Cerrado, o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) executa desde 1995 o “Programa de Pequenos Projetos Ecossociais” (PPP-ECOS), que apóia iniciativas de organizações não-governamentais e de base comunitária no desenvolvimento de ações que geram impactos ambientais globais positivos a partir do uso sustentável da biodiversidade. Com recursos do Small Grants Programme (SGP) do Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF), o PPP-ECOS é um dos poucos programas no Brasil que direcionam seu apoio exclusivamente para o bioma Cerrado e suas áreas de transição. Os projetos contribuem para o desenvolvimento de alternativas de organização, produção e comercialização que melhoram a qualidade de vida das comunidades locais, valorizando e conservando os recursos naturais do Cerrado.
Apesar de em 2010 não ter sido realizada chamada pública para contratação de novos projetos, pois o PPP-ECOS foi considerado “graduado” em função dos seus resultados e capacidade técnico-administrativa, os entendimentos para que o programa tenha continuidade com recursos do próprio GEF alocados pelo governo brasileiro estão avançados. Desta forma, o PPP-ECOS espera obter recursos por meio da modalidade Full Size Project (FSP/GEF), e para isso já conta com a concordância dos ministérios do Meio Ambiente, Planejamento e Ciência e Tecnologia. O PPP-ECOS pretende ainda firmar outras parcerias institucionais, que se enquadrem nos princípios de sustentabilidade e na política de captação de recursos do ISPN, para o financiamento de iniciativas comunitárias no Cerrado. Um novo edital para chamada de pequenos projetos será divulgado assim que tais entendimentos forem concretizados.

ISPN apresenta candidatura ao CONAMA

O Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) registrou sua candidatura ao plenário do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), como entidade atuante na região Centro Oeste. O ISPN entende que, neste espaço, será possível apoiar a sociedade civil, principalmente a Rede Cerrado, da qual faz parte da coordenação, na busca pelo empoderamento das comunidades e povos do Cerrado, a fim de viabilizar o desenvolvimento sustentável com equidade social e equilíbrio ambiental.
O período de eleições ocorrerá durante o mês de janeiro, e o resultado será divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente no fim de fevereiro.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Sr. Manoel da Conceição recebe título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Maranhão

No último dia 23 de novembro, o agricultor, educador popular, ambientalista e líder das lutas camponesas, Sr. Manoel da Conceição, recebeu em solenidade realizada em São Luís (MA) o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade Federal do Maranhão. Sócio fundador do Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural – CENTRU e fundador nacional do Partido dos Trabalhadores, Sr. Manoel da Conceição participou da organização de diversos sindicatos de trabalhadores rurais e de associações e cooperativas para o fomento da produção agrícola e agroecológica. Lutou contra a ditadura militar, sendo baleado e preso em julho de 1968, ocasião em que teve parte da perna direita amputada por falta de atendimento médico. Por sua atuação na luta pelos direitos humanos e pelo meio ambiente, em 1995, Manoel recebeu, no Rio de Janeiro, do Grupo Tortura Nunca Mais, a Medalha Chico Mendes - uma homenagem por ter participado da resistência à ditadura e continuar lutando até hoje por melhores dias junto aos trabalhadores brasileiros. Também recebeu, em 2007, o Prêmio José Augusto Mochel, promoção do Instituto Mauricio Grabois e do Partido Comunista do Brasil.

Veja o texto completo, redigido pela Profa. Dra. Helciane Araújo (CESI/UEMA), sobre a trajetória de Sr. Manoel da Conceição em http://mrrogens.blogspot.com/2010/11/manoel-da-conceicao-um-homem.html

Cerrado é tema de exposição fotográfica em São Paulo a partir de 09/12!



Terra de índios, quilombolas, sertanejos, geraizeiros, agricultores familiares e povos de todos os tipos, no campo e nas cidades. Morada de lobos-guarás, tamanduás, tatus, emas, seriemas, tucanos e araras. Berço das águas das principais bacias hidrográficas do País, como as dos rios Amazonas, Tocantins, São Francisco e Paraná. Este é o Cerrado brasileiro, savana com a biodiversidade mais rica do planeta, que ocupa 22% do território nacional. Cenário de grande beleza natural e fonte de conhecimentos tradicionais passados através de gerações, o bioma é também palco de um acelerado processo de devastação. O desmatamento já ultrapassa os 20.000 km² por ano, o que significa o triplo da devastação anual na Amazônia atualmente. Metade de sua área total já foi destruída pela pecuária, eucalipto, soja e cana de açúcar, entre outros cultivos, voltados principalmente para exportação.

No rastro das transformações recentes pelas quais o Cerrado vem passando, este projeto busca trazer o olhar e a atenção da sociedade para a realidade deste rico e ameaçado bioma. Percorrendo os caminhos do norte de Minas Gerais, os encantos de terras indígenas no Tocantins, as monoculturas e campos do sul do Maranhão e ainda os arredores de Cristalina, em Goiás, maior pólo de agricultura irrigada por pivôs centrais do Brasil, o fotógrafo inglês Peter Caton capta com grande sensibilidade não só imagens, mas as mensagens profundas contidas em expressões, formas, luzes e cores.

Registros de um Brasil biodiverso, sociodiverso, megadiverso, que nos trazem o desafio de pensar o desenvolvimento do país com respeito aos povos e comunidades locais, com a valorização das florestas em pé e com geração de renda a partir de atividades sustentáveis como o agroextrativismo, que vem garantindo a manutenção de modos de vida tradicionais e a conservação do Cerrado.

O Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN, em parceria com Peter Caton, vem a público mostrar os resultados da primeira etapa deste projeto, que seguirá registrando no próximo ano as muitas caras e cores deste bioma em transformação.

A generosidade do Cerrado nos permite vislumbrar muitos caminhos. Cabe a nós apurar os sentidos e seguir pelas trilhas de um outro desenvolvimento, mais ético, mais solidário e mais sustentável.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Agência 10envolvimento recebe Prêmio Odair Firmino de Solidariedade


O projeto Veredas Vivas, realizado na Comunidade Ponte de Mateus, no município de São Desidério (BA), e coordenado pela Agência 10envolvimento de Barreiras, recebeu no último dia 25 de novembro, em Brasília, o Prêmio Odair Firmino de Solidariedade, concedido pela Cáritas Brasileira. O projeto ficou em primeiro lugar entre 27 projetos propostos nacionalmente. Financiada pelo PPP-ECOS (Programa de Pequenos Projetos Ecossociais), a iniciativa incentiva e fomenta o empoderamento da comunidade por meio do aprimoramento de atividades extrativistas, da ampliação de iniciativas agroflorestais e da valorização da cultura tradicional da comunidade geraizeira. A coordenadora do projeto, Edite de Souza Lopes, que faz parte da Coordenação da Rede Cerrado, esteve presente na cerimônia e fez um relato emocionante sobre os desafios enfrentados pelas comunidades da região e as conquistas obtidas com o projeto. Parabéns à Agência 10envolvimento por esta premiação!

Estão abertas as inscrições para participação na Comissão Gestora do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário

O Presidente Lula sancionou no último dia 17 de novembro decreto que instituiu o Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário (SCJS), com o objetivo de coordenar as ações do Governo Federal voltadas ao reconhecimento de práticas de comércio justo e solidário e à sua promoção. Com o Decreto, foi criada também a Comissão Gestora Nacional do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário (CGN –SCJS), que deverá subsidiar tecnicamente o Conselho Nacional de Economia Solidária, estabelecer diretrizes para as ações de fomento ao comércio justo e solidário e acompanhar o seu desenvolvimento, entre outras atividades.
A Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES abriu o processo de credenciamento e seleção das entidades para compor a Comissão Gestora Nacional, e está convidando as organizações de apoio e fomento ao Comércio Justo e à Economia Solidária, entidades de representação de empreendimentos econômicos solidários, articulações nacionais e regionais, como fóruns e redes de cooperação solidária, a participarem da iniciativa.
O prazo de recebimento das candidaturas é dia 10 de dezembro de 2010. Para maiores informações, contatar a SENAES pelo telefone (61)3317-6882 ou pelo endereço eletrônico: comercializacao.sena@mte.gov.br.