sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Seminário Políticas Públicas e Mercados para Produtos Comunitários do Cerrado acontece em Brasília

A Rede Cerrado, por meio do Núcleo de Agroecologia do Cerrado (NACE), Central do Cerrado, A Casa Verde e Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), realizará nos dias 17 e 18 de novembro, em Brasília, o Seminário "Políticas Públicas e Mercados para Produtos Comunitários do Cerrado".

O evento tem como objetivos:
1) Analisar a conjuntura atual em relação aos desafios e oportunidades no tocante à produção e comercialização de produtos comunitários do Cerrado;
2) Promover a qualificação dos empreendimentos para melhorarem sua capacidade produtiva e de comercialização nos mercados locais, nacionais e internacionais;
3) Fazer uma análise das políticas públicas atuais referentes ao fomento da produção e comercialização da produção familiar, em especial o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE);
4) Promover o intercâmbio entre os empreendimentos e organizações de assessoria no Cerrado; e
5) Subsidiar a elaboração de posicionamentos políticos e reivindicações da Rede Cerrado referentes à produção e comercialização de produtos agroextrativistas do Cerrado.

O Seminário será realizado no Instituto São Boaventura, SGAN 915 (acesso pelo estacionamento da igreja São Francisco de Assis).

Para ver a programação, acesse www.centraldocerrado.org.br.
Para mais informações, entre em contato com: Luis Carrazza (Central do Cerrado) - tel (61) 3327 8489 - luis@centraldocerrado.org.br ou Maurício (FASE-MT) - tel (65) 3223 4615 ou 3223 7130 - mauricio.fase@terra.com.br

O evento conta com os seguintes apoios: Projeto NACE (FASE-MT/Pão Para o Mundo); Projeto Florelos (ISPN/PPP-ECOS/Comissão Européia); Projeto Bio.Com (ISPN/PNUD); Projeto APLs do Cerrado (A Casa Verde/MDA).

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Programa CESE Comunidade, Produção e Renda lança edital

A CESE abriu edital para selecionar e apoiar dez empreendimentos econômicos populares realizados de forma associativa, visando o fortalecimento das capacidades dos grupos produtivos, disponibilizando ferramentas e apoios nas áreas de produção, gestão, formação, inserção de produtos no mercado e comercialização.
Para concorrer, os empreendimentos devem estar localizados nos seguintes estados: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Norte de Minas Gerais e Mato Grosso.
As propostas devem ser enviadas somente por correio eletrônico, para o endereço editais@cese.org.br, até o dia 01 de dezembro de 2010.